Estudantes Erasmus invadem aldeias de Portugal (com VÍDEO)

Estudantes Erasmus invadem aldeias de Portugal (com VÍDEO)

Um programa de Erasmus intensivo levou 50 alunos e professores europeus a aldeias da Guarda e à vila de Figueira de Castelo Rodrigo, dinamizando a economia local e dando a conhecer um outro Portugal a estes estudantes estrangeiros.

Mas o que realmente fica destes dias de visita intensiva ao mundo rural português é a cooperação e troca de ideias, com vista a renaturalizar áreas e criar negócios ligados à natureza.

“O trabalho principal [deste grupo] é ter novas soluções para a economia e alternativas que poderão ser aplicadas nesta região”, explicou ao Economia Verde um dos anfitriões do projecto, o português João Quadrado, da Associação Transumância e Natureza.  

Os estudantes visitaram a região e plantaram árvores na primeira reserva privada português, a Reserva Natural da Faia Brava. Conheceram também produtores locais. “Aprendi muito sobre a vida rural e também acerca das questões que estão em risco, como o despovoamento rural”, explica Lesley Walet, uma estudante holandesa que está a estagiar com a Associação Transumância e Natureza.

Neste projecto participam estudantes de biologia, engenharia do ambiente, agricultura, comunicação e economia. O objectivo é que as diferentes experiências e áreas de estudo cheguem a ideias novas de desenvolvimento rural.

Este problema, de resto, não é exclusivo de Portugal, pelo que novas soluções poderão ser utilizadas numa parte substancial da Europa rural. René van der Duim, professor na Universidade de Wageningen, na Holanda, e participante no projecto, explica que as pessoas estão dispostas a pagar bastante dinheiro para ter acesso a esta paisagem – rural – exclusiva, mas a questão do desenvolvimento rural é complexa. “Os jovens que queiram investir e aceitar o desafio têm muitas possibilidades para explorar”, avança.

Este tema, como sabem os leitores mais antigos do Green Savers, é-nos muito caro. Vejam, por isso, o episódio 54 do Economia Verde.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php