Finlândia recebe a primeira aldeia flutuante (com FOTOS)

Finlândia recebe a primeira aldeia flutuante (com FOTOS)

O Marinetek Group e a Sito estão actualmente a construir primeira aldeia flutuante da Finlândia. As leves moradias estão equipadas com tecnologias e sistemas economizadores de energia e foram projectados para suportar a ocorrência de ventos fortes e ondas.

O projecto, localizado na cidade de Pori, ambiciona ter certificação LEED e será composto por um total de 16 casas. Uma vez concluídas, as habitações terão entre 52 m2 e 93 m2.

O estilo arquitectónico da aldeia foi buscar inspiração aos tradicionais barcos do norte, feitos de madeira e com telhados inclinados de cor preta. Neste momento, duas casas flutuantes estão já concluídas.

Estas casas são transportadas em módulos pré-fabricados para o local, em camiões ou navios de carga, onde são depois montadas junto aos pesados pontões da área.

As estruturas são postas a flutuar nas suas localizações já definidas e ancoradas ao fundo do mar. Têm ligação à rede de água municipal e à rede de esgoto através de bombas individuais de eliminação de resíduos, que são mantidas através de escotilhas nos pontões.

Os edifícios dispõem de sistemas de recuperação de calor que reduzem a energia usada em 80%, de acordo com o Marinetek. As casas podem ainda ser equipadas com painéis solares, de modo a reduzir ainda mais os seus consumos energéticos.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

1 comment

  1. Martim Pereira

    Nao podem ler a noticia antes de a publicar?
    Como é possivel uma casa com 4.8m2 ou mesmo 8,6m2??
    É preciso nao ter noção do que se está a falar para publicar estes valores!
    Agradeço rectificação.
    Cumprimentos.

Patrocinadores

css.php