Google dedica doodle interactivo ao Dia da Terra

Google dedica doodle interactivo ao Dia da Terra

Hoje assinala-se o Dia da Terra. Com 43 anos, a data está a merecer o destaque da Google, com um doodle dedicado ao evento. A imagem deste ano engloba um cenário campestre, montanhas cobertas de neve e um lago repleto de peixes – que acabam por formar o logótipo da empresa.

A imagem da Google dedicada a esta data já fez referência, em anos anteriores, ao degelo glaciar, a cascatas e à vida marinha, a papagaios, pandas e flores. Este ano, o doodle é bastante completo e engloba um ecossistema completo.

Se clicar nas nuvens, por exemplo, elas escurecem e chove. Se clicar no sol, ele faz o seu circuito diário completo até trazer a chegada da noite e da lua. Pirilampos brilham nessa noite pelos campos, flores e árvores crescem, formigas deambulam pelo solo e aves pelo céu. Nas cavernas existe um par de ursos escondidos e, clicando no buraco no solo mais à frente e próximo do lago, sai de lá um texugo.

Conforme os dias e as noites avançam, também as estações do ano vão mudando, tal como as fases da lua. No Inverno, a neve e o gelo tomam conta da paisagem.

O Dia Mundial da Terra nasceu nos Estados Unidos em 1970, sendo em grande parte uma iniciativa de Gaylord Nelson, antigo senador e democrata que morreu em 2005. A data tem como objectivo alertar os indivíduos e as organizações para a responsabilidade colectiva de preservação da natureza e equilíbrio entre as actividades humanas e a sustentabilidade ambiental.

É certo que hoje os valores basilares da sociedade são muito mais verdes do que eram nas décadas de 1960 ou 1970. Mas um recente inquérito a nível global revelou que a preocupação pública a respeito de problemas ambientais, como as alterações climáticas e a perda de biodiversidade, é a mais baixa em 20 anos. Parece óbvio que o Dia da Terra precisa de continuar a ser assinalado.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php