Índia: crianças mapeiam bairro de lata e organizam campanha de vacinação

Índia: crianças mapeiam bairro de lata e organizam campanha de vacinação

Algumas das crianças que vivem num bairro de lata de Calcutá, na Índia, são jovens líderes comunitários. Quando perceberam que as suas casas não apareciam no Google Maps – no local só existia um espaço em branco, vazio – decidiram pôr mãos à obra para numerar cada casa de cada rua e mapear o seu bairro.

A seguir, usaram o mapa criado para organizar uma campanha de vacinação contra a poliomielite, certificando-se de que todas as crianças da sua comunidade ficavam protegidas contra a doença.

A iniciativa é de louvar, tendo em conta que se trata de um pequeno grupo de adolescentes. Torna-se ainda mais impressionante quando pensamos nas duras condições que existem contra eles: pobreza, falta de acesso a água potável, perspectivas de um casamento arranjado precocemente e busca pelo equilíbrio entre ter acesso ao ensino básico e a rendimento capaz de colocar comida na mesa.

Os realizadores por detrás do documentário “The Revolutionary Optimists” captaram estas crianças, protagonistas de um activismo incrível, em acção. O público pode agora ter acesso a um incrível exemplo de como todos nos podemos tornar melhores moradores e membros da comunidade.

O filme foi apresentado no TEDxChange, no dia 3 de Abril, onde estiveram presentes duas das crianças protagonistas, Salim e Sikha. Veja o vídeo e inspire-se.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php