Migração de caranguejos vermelhos é das mais espectaculares do mundo

Migração de caranguejos vermelhos é das mais espectaculares do mundo

Designado como uma das migrações mais impressionantes do planeta, o êxodo de caranguejos vermelhos na Ilha Christmas, na Austrália, é um fenómeno que continua a surpreender.

Integrando uma recente lista da CNN Travel das “10 mais espectaculares migrações selvagens”, a viagem anual dos caranguejos está a tornar-se popular na internet, com muitos internautas curiosos a procurarem informações sobre estes crustáceos e a sua jornada para o mar.

O fenómeno envolve a deslocação de milhões de caranguejos de cores vivas a abandonarem as suas casas em terra e a libertarem os seus ovos no mar. “Esta migração sincronizada assemelha-se a um rio carmesim ondulante em toda a ilha e pode durar até 18 dias”, escreve a CNN.

A migração começa geralmente no início da estação chuvosa, em Outubro ou Novembro. No entanto, as condições climatéricas adversas podem levar a um atraso no êxodo dos animais.

Como o vídeo criado pelos Parques da Austrália mostra, a migração do caranguejo vermelho é um evento gigantesco para os habitantes da ilha. Todos os anos, as autoridades e pessoas interessadas fazem grandes esforços para preparar o território para a jornada dos crustáceos, tentando que os animais cheguem ao seu destino sem sofrer qualquer dano.

Ainda assim, um número crescente de caranguejos está a morrer durante a migração anual. Além de haver um maior risco de desidratação dos animais quando são obrigados a cruzar áreas sem cobertura florestal, milhares são esmagados por veículos ao cruzar as estradas.

 Ainda assim, têm sido implementadas medidas de conservação para ajudar a reduzir o elevado número de mortes.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php