Nova etiqueta para pesca sustentável lançada hoje no Reino Unido

Uma nova iniciativa que pretende clarificar a etiquetagem da pesca sustentável para os consumidores britânicos foi hoje lançada, segundo explica o The Guardian. O projecto está a ser liderado pela Sustainable Seafood Coalition e apoiado pela Fish Fight e pela celebridade (local) Hugh Fearnley-Whittingttall (na foto, à direita).

A Sustainable Seafood Coalition (SSC) representa 80% de todas as vendas de peixe do Reino Unido, pelo que o novo código chegará à grande maioria dos consumidores de peixe daquela ilha. “Os consumidores poderão comprar conscientemente, sabendo que as suas preocupações de sustentabilidade fazem sentido”, explica a SSC.

O projecto pretende que todo o tipo de peixe passe a ter uma etiqueta clara para os consumidores, desde os congelados, douradinhos ou peixe vendido nas peixarias locais. “Não podemos esperar por mudanças na lei para mudar as actuais e insignificantes etiquetas de peixe. [Esta campanha] demonstra o quão erróneas as etiquetas podem ser”, explicou, por sua vez, Hugh Fearnley-Whittingttall.

Esta iniciativa surge numa altura em que muitos supermercados estão a ser criticados por não assegurarem, aos consumidores, a etiquetagem ideal para os produtos de peixe. Uma pesquisa da ONG ambiental Client Earth indicou recentemente que 32 em 100 produtos de peixe comprados em nove cadeias de supermercado britânicas tinham etiquetagem errada.

Como o Green Savers adiantou em Fevereiro, o problema da má rotulagem é global. Nos restaurantes de sushi norte-americanos, por exemplo, 74% do peixe consumido não é o que os clientes pensam.

O estudo da Oceana diz que o pargo vermelho e o atum só os peixes mais “fraudulentos” nos Estados Unidos, com percentagens de erro entre 87 e 59%. Para além de levarem os consumidores a sentirem-se enganados, esta troca de peixe afecta quem escolhe uma determinada refeição com base em preocupações de conservação ou saúde.

Um exemplo: 84% dos testes de atum branco eram, na verdade, atum-escolar, uma espécie conhecida por trazer problemas digestivos a algumas pessoas.

 

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php