Nova Iorque: controlar o ar condicionado a partir do smartphone para reduzir consumo

Nova Iorque: controlar o ar condicionado a partir do smartphone para reduzir consumo

Aumentar a eficiência energética em casa não se trata apenas de comprar o mais recente e eficiente modelo de um determinado aparelho. Também é possível reduzir o consumo de energia fazendo uma melhor gestão dos ciclos de actividade do dispositivo em uso. Uma nova iniciativa em Nova Iorque tem como objectivo ajudar os habitantes a manterem as casas frescas este Verão, economizando dinheiro e o consumo de energia.

Há milhões de aparelhos de ar condicionado a funcionar durante todo o Verão em Nova Iorque, sendo que a energia eléctrica necessária para os alimentar é enorme. Isto origina grandes quantidades de emissões por parte das centrais de energia, mas também aumenta a conta da electricidade para os consumidores.

O programa CoolNYC, resultado de uma parceria entre a ConEd e a ThinkEco, focou-se especificamente nos ares condicionados como o caminho capaz de trazer um benefício de gestão de custos e energia à população.

Ao combinar um modlet – uma tomada inteligente – com as unidades de ar condicionado presentes nas janelas das casas, o novo programa vai permitir às pessoas monitorizar o uso de energia dos aparelhos através do smartphone e controlá-los de forma remota, em tempo real.

Há duas formas de este sistema entrar em acção quando o ar condicionado está ligado ou desligado – regulando o tempo e a temperatura.

Primeiro, é possível usar um software instalado no computador, de forma a programar um horário para o funcionamento do ar condicionado. Pode, por exemplo, ajustar o aparelho para começar a funcionar meia hora antes de chegar a casa ou para se desligar logo a seguir a ir para a cama.

Depois, pode ainda programar a temperatura desejada para a divisão, usando o termóstato smartAC. O sistema monitoriza a temperatura ambiente actual e liga ou desliga o ar condicionado, de forma a manter uma temperatura adequada. Isto é útil para o caso de se querer certificar, por exemplo, de que a casa não está desconfortavelmente quente durante o dia para o seu animal de estimação, enquanto ainda está no trabalho.

Juntos, o modlet e o smartAC ajudam a manter a casa na temperatura ideal, recorrendo ao uso do ar condicionado apenas quando realmente se justifica.

Existe já uma lista de espera de pessoas interessadas neste sistema que promete revolucionar o Verão em Nova Iorque.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php