Novo morcego semelhante a panda encontrado no Sudão do Sul (com FOTOS)

Novo morcego semelhante a panda encontrado no Sudão do Sul (com FOTOS)

Foi a “descoberta de uma vida”. É desta forma que os investigadores se referem a um novo morcego, descoberto no Sudão do Sul, e que se assemelha a um panda – bom, pelos menos na teoria. A verdade é que o morcego é tão raro que se acredita tratar-se de uma espécie totalmente nova.

A descoberta foi feita por DeeAnn Reeder, da Universidade de Bucknell. “Era claramente um animal extraordinário, que eu nunca tinha visto antes – soube no segundo em que o vi que era a descoberta de uma vida”, diz ela.

Reeder avistou o animal na reserva de Bangangai Game. Quando regressou aos Estados Unidos, descobriu que o morcego era igual a outro originalmente capturado perto da República Democrática do Congo, em 1939, chamado de glauconycteris superba. Ela e os colegas, contudo, não acreditam que o animal se encaixe no género dos outros morcegos glauconycteris.

Depois de uma análise cuidadosa, a investigadora afirma que o morcego não pertence ao género segundo o qual foi classificado. “As suas características cranianas, as asas, o tamanho, os ouvidos – literalmente tudo o que vemos não se encaixa”, justifica. “Ele é tão único que é preciso criar um novo género.”

Reeder publicou um artigo na revista ZooKeys, no qual coloca o morcego num novo género – niumbaha.

A palavra significa “raro” ou “invulgar” em Zande, a língua do povo Azande, na Equatória Ocidental, no Sudão, onde o morcego foi capturado. Trata-se apenas do quinto espécime do seu tipo já recolhido.

“A nossa descoberta desta nova espécie de morcego é um indicador de como a área é diversificada e de todo o trabalho que resta fazer”, disse Reeder. “Conhecer quais as espécies que estão presentes em determinada área permite uma melhor gestão.”

A investigação da equipa no sul do Sudão foi possível graças a uma bolsa de €76.600 (R$ 198.641) atribuída pelo Woodtiger Fund. Recentemente, a investigadora voltou a ser premiada com o mesmo valor, para retomar a pesquisa em Maio deste ano.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php