Nuno Vieira e Brito: “Este é o momento para aliar a inovação [agro-alimentar] ao crescimento”

Nuno Vieira e Brito: “Este é o momento para aliar a inovação [agro-alimentar] ao crescimento”

O novo secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agro-Alimentar, Nuno Vieira e Brito, revelou que este é o momento, em Portugal, para “aliar a inovação ao crescimento”. A afirmação foi feita durante a apresentação da 4º edição do Nutrition Awards, que hoje decorreu em Lisboa.

“É, seguramente em Portugal, o momento de inovar para crescer”, explicou o governante.

Num discurso que realçou a importância da comunicação para fazer passar a mensagem da inovação e da necessidade de uma vida saudável. Vieira e Brito relembrou que o empreendedorismo na indústria agro-alimentar reflecte e promove “índices de desenvolvimento” na área da alimentação, saúde e bem-estar, e que este contribui para “o crescimento e reforço da competitividade nacional”.

“Num enquadramento mais lato, [o empreendedorismo] prepara empresas e gerações para um mercado que se entende cada vez mais global”, revelou.

O governante realçou depois a “transmissão do conhecimento, a sua valorização, a mobilização e a capacitação pessoal, técnica e social”, sendo que é preciso ter, “em todos os momentos, uma atitude pedagógica de informar e comunicar, promovendo e dando a conhecer as boas práticas, o saber e a inovação”.

O secretário de Estado referiu ainda que é preciso “crescer nos recursos humanos afectos à investigação”, assim como na “capacidade criativa” e “redes nacionais e internacionais que promovem a investigação e saber”.

Finalmente, há hoje uma grande oportunidade no próximo Quadro Comunitário, através dos diferentes Fundos em preparação, como o Plano de Desenvolvimento Rural 2014-2020, o Horizonte 2020 ou os outros Fundos organizados no Quadro Estratégico Comum. “Todos estes privilegiam redes, associações, ligações entre empresas, investigadores ou universidades, enfim, um aprofundar de ligações entre diferentes parceiros e interesses”, concluiu.

Abriram hoje as candidaturas ao Nutrition Awards, decorrendo até 15 de Junho. Os finalistas da iniciativa serão conhecidos em Setembro, estando a cerimónia de entrega de prémios marcada para dia 16 de Outubro, o Dia Mundial da Alimentação.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php