Os 15 alimentos com mais e menos pesticidas (com LISTA)

Os 15 alimentos com mais e menos pesticidas (com LISTA)

A agência sem fins lucrativos Environmental Working Group (EWG) divulgou a sua nona lista anual de frutas e legumes que são mais e menos propensos a estarem contaminados por pesticidas nos Estados Unidos. O Shopper’s Guide To Pesticide In Produce 2013 divide a lista entre os produtos mais e menos contaminados – os Dirty Dozen e os Clean 15.

Da lista dos Clean 15, o EWG descobriu que nenhuma amostra de frutas revelou ter mais de quatro tipos de pesticidas e 7% das amostras apresentaram apenas um pesticida detectado. Menos de 11% das amostras de ananás detectaram a presença de pesticidas. Da mesma forma, 78% da manga, 75% do kiwi e 61% do melão não tinham resíduos de substâncias químicas.

Este guia é baseado numa análise de mais de 28 mil amostras, segundo o Huffington Post. O EWG olhou para seis medidas de contaminação por pesticidas, deu a cada medição uma pontuação de um a 100 e compilou os resultados.

Em geral, os resíduos detectáveis de pesticidas foram encontrados em 67% das amostras de alimentos, depois de terem sido lavadas ou descascadas.

Para quem quer investir na ingestão de frutas e legumes, sem correr o risco de ingerir substâncias tóxicas, esta ferramenta pode ser uma grande ajuda. Disponibilizando uma base de escolha mais saudável, mais consumidores podem optar por alimentos realmente saudáveis, evitando produtos químicos – recorde-se que esta lista é especializada em alimentação nos Estados Unidos, por isso a lista poderá não fazer muito sentido na Europa ou Brasil.

Os pesticidas têm sido associados a uma série de problemas de saúde, principalmente ligados ao desenvolvimento em crianças. Podem também agir como agentes cancerígenos ou perturbar o sistema hormonal do corpo humano, de acordo com a Agência de Protecção Ambiental.

Os 15 alimentos com menos pesticidas

Milho

Cebola

Ananás

Abacate

Couve roxa

Ervilhas doces congeladas

Papaia

Manga

Espargo

Beringela

Kiwis

Toranja

Meloa

Batata-doce

Cogumelos

Os 15 alimentos com mais pesticidas

Maçã

Aipo

Tomate Cherry

Pepino

Uva

Pimenta

Nectarina importada (para os Estados Unidos)

Pêssego

Batata

Espinafre

Morango

Pimentão doce

Couve

Abobrinha

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

2 comments

  1. Jason Mraz

    Então deviam ter acrescentado ao título “nos Estados Unidos”, porque isto não corresponde ao que se produz cá em Portugal nem na Europa e o cultivo de diversas espécies é bastante diferente de lá para cá.

  2. Pingback: 6 Dicas saudáveis | webraga

Patrocinadores

css.php