Portugal produz mais energia do que precisa

Portugal produz mais energia do que precisa

Portugal está a produzir excesso de energia, sobretudo eléctrica, devido à redução do consumo no actual momento de crise económica, disse hoje o director geral da Adene – Agência para a Energia, Filipe Vasconcelos.

“Temos hoje um problema de excesso de oferta de energia por redução de consumo. Produz-se mais energia do que [aquela] que necessitamos [e, por isso,] devemos compatibilizar essa oferta também procurando um utilização mais racional da energia que temos”, revelou o responsável à Lusa

Essa situação verifica-se “sobretudo na parte eléctrica”, uma vez que “o consumo, também devido ao contexto macroeconómico, reduziu e, portanto, temos uma produção muito elevada face às nossas necessidades”, salientou Filipe Vasconcelos.

A aposta “tem que ser feita em energias renováveis maduras, em tecnologias que possam competir no mercado com tecnologias fósseis” e, ao mesmo tempo, “encaminhar aquelas que ainda estão em evolução para instrumentos de investigação e desenvolvimento”, uma ideia que está, de resto, presente no Plano Nacional de Acção para as Energias Renováveis para o período 2013-2020, que foi aprovado em Conselho de Ministros no final de Fevereiro.

Foto: Sob licença Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php