Um vulcão em erupção como nunca viu (com FOTOS)

Um vulcão em erupção como nunca viu (com FOTOS)

Enquanto um poderoso vulcão entrava em erupção, um corajoso casal recusou-se a deixar consumir pelo medo e captou incríveis imagens do fenómeno. Trata-se do vulcão Plosky Tolbachik, na península de Kamchatka, na Rússia, que originou um rio de lava ardente que desceu pela montanha, sob o brilho da luz cheia.

As impressionantes fotografias do vulcão foram captadas por dois bloggers, Liudmila e Andrey. A dupla viajante visitou o local com um grupo de vulcanólogos e o que começou como um tranquilo fluxo de lava, depressa se transformou num verdadeiro temor.

“Estávamos de pé em silêncio, a beber vodka, e a lava estava a fluir calmamente”, explica Andrey. “A certo momento, eu saí para ir buscar a minha câmara que estava pousada na margem da cratera do vulcão. Foi o tempo de ver que ela se enchia de lava.”

A equipa, que começou por não se preocupar com o ocorrido, depressa teve de mudar de ideias. A determinado momento, a cratera ficou completamente cheia de lava, que começou depois a jorrar para fora.

Quando as nuvens de gás começaram a brotar de dentro da cratera – um aviso de que a lava estava prestes a sair – os especialistas do grupo começaram a entrar em pânico e todos se viram forçados a fugir. No meio de todo este acontecimento, o casal ainda conseguiu captar maravilhosas imagens do cenário provocado pela natureza.

O Plosky Tolbachik entrou em actividade a 27 de Novembro de 2012, depois de ter estado adormecido durante 36 anos.

A península de Kamchatka tem uma alta densidade de vulcões e fenómenos vulcânicos associados, com 17 vulcões activos incluídos nos seis locais de Kamchatka distinguidos como Património Mundial da UNESCO. O vulcão mais alto é o Klyuchevskaya Sopka, o maior vulcão activo do hemisfério norte, com 4.750 metros.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php