Uma fábrica que transforma subproduto de whisky em energia

Uma fábrica que transforma subproduto de whisky em energia

A Helius Energy inaugurou a sua nova fábrica em Rothes, na Escócia, capaz de transformar o subproduto do whisky escocês em energia. A inauguração aconteceu na semana passada e contou com a presença do duque de Rothesay. A promessa da empresa é a de produzir energia limpa que abastecerá 9.000 habitações na região.

O projecto foi desenvolvido numa aventura conjunta que inclui a Helius Energy, a Rabo Project Equity BV e a Combination of Rothes Distillers (CoRD). Vai substituir a anterior fábrica de carbono intensivo da CoRD, previamente usada para processar os resíduos de biomassa produzidos pelas famosas destilarias de whisky da região.

O projecto consiste num investimento de €70.5 milhões (R$ 184 milhões). Irá produzir electricidade, calor utilizável e um suplemento de proteína de ração animal conhecido como Pot Ale Syrup.

Segundo o Business Green, espera-se que esta fábrica seja capaz de causar poupanças de 46 mil toneladas de carbono emitidas por ano, em comparação com o abastecimento da mesma quantidade de energia proveniente de uma fábrica movida a carvão.

“Trata-se de energia renovável em acção, usando tecnologia inovadora para fornecer energia suficiente para 9.000 casas e produzir ração animal com os subprodutos das destilarias de whisky locais”, disse em comunicado Adrian Bowles, chefe-executivo da Helius Energy. “Projectos como este vão cada vez mais fazer parte do mix energético do Reino Unido.”

Foto: Sob licença Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php