Uma horta de mil metros quadrados no topo do shopping (com FOTOS)

Em São Paulo, uma pequena ilha verde destaca-se entre os prédios da Marginal Pinheiros. Com mil metros quadrados, esta horta fica no telhado do Shopping Eldorado e está a fazer furor na imprensa brasileira.

Segundo o Planeta Sustentável, a horta já deu 100 beringelas, vários pés de alface e outras plantas. É pouco, mas um princípio. Ligado ao projecto de telhado verde está outro, de compostagem, que decorre há um ano. Assim, as plantas crescem directamente no composto orgânico produzido pelo shopping – catorze toneladas de adubo por mês, a partir das 10 mil refeições servidas por dia na praça da alimentação.

Com a compostagem e a reciclagem, o shopping recicla 25% das 300 toneladas de lixo mensais. Para concretizar a compostagem, o Eldorado encomendou duas enzimas específicas para acelerar a decomposição adequada do seu lixo. Na Natureza, isso levaria 180 dias – meio ano. assim, decorre numas incríveis três horas, de acordo com o engenheiro agrónomo Rui Signori.

Até ao final do ano, Signori pretende cobrir todo o tecto, que tem 9.800 metros quadrados. O projecto custa €4.500 por mês (R$12 mil).

“Daqui a cinco anos, vai ser praticamente inviável mandarmos lixo para o aterro, devido às taxas. Quando o projecto ganhar corpo, termos uma grande economia”, prevê o técnico de operações Tiago Lima Silva.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php