Vulcano: automóvel desportivo híbrido que atinge os 350 Km/hora

O automóvel híbrido desportivo Vulcano foi finalmente dado a conhecer no Xangai Auto Show. Com base nas imagens e nas especificações de desempenho, esta máquina da Icona parece fazer jus à inspiração que foi buscar ao poder do magma vulcânico.

O modelo foi criado pela italiana Icona, tem linhas assinadas pelo designer francês Samuel Chuffart e foi desenvolvido em Xangai, na China. Trata-se de uma fantástica versão híbrida que faz lembrar o LaFerrari da Ferrari e o 918 Spyder da Porsche.

Existem duas versões do automóvel Vulcano. A primeira, H-Turismo, foi desenhada para ser a versão convencional de estrada e combina um grande motor V12 6.0 e um motor eléctrico de 160 cavalos. No total são 950 cavalos de potência enviados apenas para o eixo traseiro do automóvel.

A segunda versão, H-Competizione, combina um motor V6 com dois turbos acoplados e dois motores eléctricos, o que gera uma potência final de 870 cavalos enviados para as quatro rodas. Esta versão usa ainda um sistema de tração às quatro rodas que foi testado num Lancia 037 modificado e cujos resultados foram impressionantes.

A Icona adianta que ambas as versões do modelo garantem uma velocidade máxima de 350 Km/hora. Mas a H-Competizione, usando motores eléctricos à frente, ultrapassa o H-Turismo aos 100 Km/hora (2,9 segundos) e aos 200 Km/hora (8,9 segundos).

No modo totalmente eléctrico, o Vulcano tem um alcance de 20 Km, dependendo do consumo de energia. De acordo com o Gizmag, a versão H-Competizione pode mesmo fazer 30 Km em modo eléctrico antes de precisar de um plug-in.

O modelo foi desenhado por Samuel Chuffart e resulta numa aparência agressiva, robusta e de linhas vincadas. Um dos aspectos do design mais fantásticos está ligado às portas, que se abrem verticalmente em jeito de asas no ângulo oposto ao que é habitual.

Para diminuir o peso do chassis do Vulcano, a sua configuração é feita de alumínio. Motor e caixa de velocidades, acoplados ao eixo traseiro, são montados no estilo tradicional de optimização do equilíbrio de peso dividido entre a frente e a traseira. O corpo, feito inteiramente de fibra de carbono, funciona para manter o peso do Vulcano até 1.595 Kg para a versão H-Turismo e 1.635 Kg para a H-Competizione.

É uma incrível máquina desportiva, amiga dos amantes de automóveis e ainda mais do ambiente. É também de notícias destas que vive a mudança de mentalidades em relação aos carros híbridos e eléctricos.

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