StartIUPI: promover o empreendedorismo dos seis aos 12 anos

StartIUPI: promover o empreendedorismo dos seis aos 12 anos

O empreendedorismo está na moda e chega a todos – até às crianças. A StartIUPI é um projecto português sem fins lucrativos que pretende fazer com que os mais jovens sejam capazes de encarar o empreendedorismo como uma forma de estar na vida. Ninguém vai criar uma empresa ou aprender a contornar a crise, mas sim desenvolver ferramentas para alcançar a realização pessoal futura. É esse o lema.

Na verdade, o objectivo não é educar pequenos empresários, mas sim ajudar crianças e adolescentes a tornarem-se pessoas confiantes, capazes de perseguir os seus sonhos. Para isso, a acção por detrás da motivação passa por conseguir identificar um problema, pensar em soluções e pô-las em prática desde cedo, de forma autónoma. Afinal, é isso o empreendedorismo, em qualquer idade.

Os programas da StartIUPI são dirigidos a crianças entre os seis e os 12 anos que aprendem os quatro P’s do Marketing – Produto, Preço, Promoção e Praça.

A tarefa dos participantes é desenvolver um produto (um crachá, um colar de missangas, um porta-moedas ou um marcador de livros), definir o preço tendo em conta o custo das matérias-primas e a concorrência, estruturar a promoção do artigo e, finalmente, organizar a venda aos clientes numa feira, onde aprendem o conceito de facturação.

No final da viagem, todo o dinheiro que angariaram é unicamente para eles – é o primeiro fruto do seu trabalho, empenho e criatividade.

Estes programas decorrem no Cowork Lab Oeiras e têm a duração de duas (25€) ou quatro sessões (€35).

A StartIUPI também dirige a sua acção aos pais e professores interessados em fomentar o desenvolvimento destas competências na infância ou adolescência. As formações baseiam-se no livro StartIUPI – Fazer Coisas, recheado de personagens que ajudam a perceber de que forma se pode potenciar o que de melhor temos e somos.

Para conhecer melhor o projecto e todas as opções disponíveis, visite o site.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php