Operários chineses revelam a história verdadeira dos brinquedos (com FOTOS)

Operários chineses revelam a história verdadeira dos brinquedos (com FOTOS)

A maioria das pessoas raramente pensa nos trabalhadores que dedicam horas a produzir os artigos de massa do mundo ocidental. Mas agora o fotógrafo Michael Wolf oferece algumas imagens da realidade por detrás dos brinquedos que as nossas crianças adoram num trabalho intitulado The Real Toy Story. O projecto garante uma nova perspectiva dos objectos, revelando os inúmeros operários chineses sujeitos a ambientes de exploração laboral.

Cerca de 75% dos brinquedos em todo o mundo são “made in China”, por isso não é de admirar que existam tantos trabalhadores numa fábrica de criação destes artigos. Apesar de, logicamente, estarmos consciente de que milhões de brinquedos requerem uma gigante quantidade de pessoas, não se está plenamente desperto para essa realidade até que ele seja vista.

Este trabalho fotográfico expõe o espectador a uma série de rostos anónimos, sendo eficaz o suficiente para mostrar que existem pessoas reais por detrás de todas estas bugigangas – e não um conjunto de robots.

Os retratos íntimos dos operários são intercalados pelas diferentes grandes zonas da fábrica, o que traz uma sensação ainda mais humana para as fotografias. O projecto de Wolf permite uma visão mais clara do mundo real, de uma forma perspicaz. É assim que estas pessoas recebem, pelo menos aqui, algum do merecido reconhecimento pelo seu esforço e sacrifício.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php