Primeiro barco solar da Europa navega em Alvor, no Algarve (com VÍDEO)

Lembra-se da greve dos camionistas de 2008, em Portugal, e de como muitos dos bens essenciais, com o combustível, estiveram indisponíveis durante vários dias? Este foi um dos motivos que levou Luís Lourenço e a esposa a mandarem construir o primeiro barco solar da Europa. No Alvor, Algarve.

“Mandámos construir esta embarcação porque queríamos algo diferente, mais económica. Na altura houve a greve dos camionistas, não havia combustível, e pensámos logo em algo diferente, para não estarmos dependentes [de ninguém]”, explicou ao Economia Verde Luís Lourenço.

Chamado apropriadamente de Alvor Flor-do-Sol, este é o primeiro barco eléctrico e movido a energia solar construído na Europa. A embarcação tem 15 painéis solares e 12 baterias, sendo energeticamente autossuficiente. O barco não polui e as baterias originais só serão mudadas dentro de alguns anos.

O Flor-do-Sol aproveita todos os raios de Sol, inclusive em dias onde ele não aparece. “É uma embarcação como todas as outras, mas movida a energia solar. As baterias têm energia suficiente para trabalharem o dia inteiro”, explica Luís Lourenço.

O barco tem capacidade para 14 pessoas e não utiliza combustíveis normais. O percurso é silencioso, permitindo aos clientes de Luís aproveitarem ao máximo os recursos naturais algarvios.

Veja o episódio 123 do Economia Verde.

Deixar uma resposta

2 comments

  1. Frederico

    Eu até gosto muito do que é português, mas não sei se conhecem um barco solar, na Lagoa de Sanabria, em Espanha, totalmente movido a energia solar, pelo que este poderá não ser o primeiro na Europa.
    Convém verificar as fontes e a informação, antes de a publicarmos…

  2. Caro Frederico, obrigado pelo seu comentário.

    O barco solar do Alvor foi construído em 2008, não é um projecto recente. Mas, como bem diz, poderá não ser o primeiro da Europa, de facto.

    Cumprimentos,
    Green Savers

Patrocinadores

css.php