Bombeiros recolheram 516 toneladas de resíduos em 2013

Bombeiros recolheram 516 toneladas de resíduos em 2013

As corporações de bombeiros com as quais Amb3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos) estabeleceu um protocolo recolheram, em 2013, 516 toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE), que foram correctamente encaminhados para tratamento e valorização.

Estes resíduos serão agora reciclados, permitindo a recuperação de matérias-primas, algumas delas raras e valiosas. Por outro lado, ao serem correctamente tratados, assegura-se que não haverá a emissão de componentes tóxicos para o meio-ambiente.

Para além de benefícios para a sociedade e economia, estas recolhas são ainda uma fonte de receitas para as corporações, que recebem por parte da Amb3E uma contribuição financeira por cada tonelada recolhida.

“Próximas das populações, as associações de bombeiros voluntários são peças chave no nosso objectivo de consciencializar os portugueses para a questão da importância da reciclagem deste tipo de resíduos. O papel que os bombeiros têm na sociedade é fundamental e o seu contributo fará certamente a diferença na adoção de boas práticas ambientais. Resultados como estes permitem-nos concluir que os cidadãos estão cada vez mais conscientes da importância de encaminhar correctamente este tipo de resíduos e dos perigos que o seu abandono indevido acarreta para o ambiente e saúde pública,” sublinhou em comunicado Jorge Vicente, director-geral da Amb3E.

Iniciada em 2008, a recolha de REEE nos quartéis das corporações surge no seguimento do protocolo de cooperação assinado, no mesmo ano, entre a Amb3E e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP). Actualmente, as associações de bombeiros que assinaram protocolo com a Amb3E estão presentes em 10 distritos, com 63 locais de recolha.

Foto da notícia:  Julio Aguiar / Creative Commons

Bombeiro_SAPO

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php