China pode perder milhões de hectares de terras agrícolas devido à poluição

China pode perder milhões de hectares de terras agrícolas devido à poluição

Já não é o só ar da China que atinge proporções desmesuradas de poluição. Também o solo do território chinês está a ficar cada vez mais poluído. Assim, milhões de hectares de terrenos agrícolas na China podem deixar de ser próprios para cultivo devido à poluição extrema causada pelos metais pesados. O alerta foi dado por um oficial da agricultura da China.

De acordo com Chex Xiwen, vice-director da principal autoridade agrícola chinesa, os terrenos agrícolas perto dos rios também deixarão de ser próprios para cultivo se houver risco de polução devido ao uso de fertilizantes e pesticidas. Também o vice-ministro do Território e dos Recursos alertou já, em Dezembro, que cerca de 3,3 milhões de hectares de terra estão poluídos, sendo que a maior parte está concentrada nas regiões que produzem cereais.

Estes 3,3 milhões de hectares estão agora em pousio para que possam ser “reabilitados”. Esta porção de terreno contaminado corresponde a 2% da totalidade de terrenos agrícolas da China. Segundo o Ministério da Agricultura, cerca de 12 milhões de toneladas de cereais são poluídos todos anos devido aos metais pesados que se infiltram nos terrenos.

Porém, inviabilizar uma área tão grande de terreno devido à poluição pode ter impactos na segurança alimentar. Para reduzir este risco, o Governo chinês vai iniciar programas piloto para restaurar durante este ano os terrenos agrícolas contaminados, refere o Guardian.

Foto:  IvanWalsh.com / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php