Como percorrer os Estados Unidos de transportes públicos?

Como percorrer os Estados Unidos de transportes públicos?

Quem nunca ouviu ou leu um norte-americano a elogiar o sistema de transportes da Europa? Isto tem um contexto: nos Estados Unidos o carro é rei, e dificilmente alguém consegue percorrer o País de lés-a-lés, unicamente, de transportes públicos.

É difícil, mas não impossível. A American Intercity Bus Riders Association acabou de criar um mapa que mostra todas as ligações intercidades dos Estados Unidos, incluindo de empresas como a Amtrak e Greyhound.

Segundo o mapa, é possível apanhar um comboio que nos leva de Washington, D.C. para Los Angeles, na Califórnia – são 60 horas de viagem, mas é possível! O caminho, na verdade, é bastante simples: basta gastar 18 horas de Washington Union Station para a Chicago Union Station, e depois outras 43 horas de Chicago à Los Angeles Union Station, na Soutwest Chief. Um saltinho.

O mesmo trajecto demora cinco horas, de avião, e 38 horas, de carro.

O projecto do mapa é muito interessante, mas acaba por realçar a fraca rede de transportes públicos norte-americana. Na Europa e Ásia, o comboio de alta velocidade é, de longe, o melhor meio de transporte. Nos Estados Unidos não será bem assim.

Ainda assim, se quiser explorar o continente norte-americano sem alugar um carro, veja aqui todas as suas hipóteses (abrir PDF).

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php