Eólicas garantiram 100% da energia da Dinamarca no dia 1 de Dezembro

Eólicas garantiram 100% da energia da Dinamarca no dia 1 de Dezembro

Pela primeira vez, um País garantiu mais de 50% de toda a sua electricidade, num único mês, através da energia eólica. Segundo o WindPowerMonthly, o País a entrar na história da energia eólica é a Dinamarca – que também conseguiu que as eólicas garantissem, a 1 de Dezembro, 100% da energia consumida no País.

De acordo com o Energinet, o principal operador de energia da Dinamarca, os ventos fortes permitiram ainda que, na semana do Natal, 68,5% da energia consumida no País tivesse a sua origem nas eólicas.

A Dinamarca é um dos líderes mundiais em energia eólica e tem várias vezes anunciado planos ambiciosos para as renováveis – na verdade, o País pretende garantir novos recordes de consumo em todos os meses.

A meta da Dinamarca, considerada inimaginável há poucos anos, afinal não será muito complicada: conseguir 50% da sua electricidade a partir de energia eólica, todos os anos, até 2020. Para 2050, o País pretende chegar aos 100% provenientes de fontes renováveis.

Ainda de acordo com o WindPowerMonthly, este registo foi conseguido devido à instalação de mais parques eólicos em 2013 – só em parques eólicos offshore foram instalados 400MW.

Foto:  skagman / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php