Esporão, Lipor, UCASUL e Companhia das Lezírias vencem EBAEpis (com LISTA)

Esporão, Lipor, UCASUL e Companhia das Lezírias vencem EBAEpis (com LISTA)

Esporão, Lipor, UCASUL e Companhia das Lezírias são os grandes vencedores dos European Business Awards for the Environment – Prémio de Inovação para a Sustentabilidade (EBAEpis). Os premiados foram revelados há minutos, no decorrer da conferência “Inovação e Sustentabilidade nas Cidades do Futuro”, que decorreu na Culturgest.

Durante a cerimónia foram distinguidas entidades em três categorias: Gestão, Processo, Produtos e Serviços, tendo sido também atribuído o Prémio Empresas pela Biodiversidade.

Na categoria Gestão a grande vencedora foi a Lipor, com o projecto “Estratégia de Sustentabilidade da Lipor”, que assenta numa abordagem integrada dos valores e princípios da sustentabilidade nos sistemas de gestão, operações e actividades, práticas e decisões, dando especial relevo ao diálogo e à interacção com os stakeholders numa relação transparente e aberta.

O prémio da categoria Processo foi atribuído à UCASUL, com o projeto REFINOLEA que incide na valorização do bagaço de azeitona extratado (resíduo após a extracção do óleo do bagaço de azeitona) e no estudo da sua implementação de forma técnica e economicamente viável, de forma a permitir a valorização integrada de toda a biomassa.

Na categoria de Produtos e Serviços venceu a Esporão com um projecto de produção agrícola sustentável, em que aposta na melhoria da saúde dos seus solos e plantas, preservando os recursos naturais. Paralelamente à preservação de biodiversidade, o projeto pretende proteger e estudar variedades de vinha praticamente extintas no país e fixar fauna auxiliar, fundamental no controlo natural das pragas das culturas.

A Companhia das Lezírias venceu o Prémio Empresas pela Biodiversidade com o projeto EVOA, que tem como objectivo a promoção dos valores naturais, sendo a principal motivação a conservação da avifauna. Para além do aumento das áreas de refúgio de maré e nidificação, o projecto, que conta com o apoio da Brisa desde a sua fundação, pretende atrair aves e gerar condições ideais para a observação das mesmas, mantendo a sua tranquilidade.

Sonae Sierra, WeDoTech, EPAL e Docapesca foram distinguidas com menções honrosas.

O EBAEpis é organizado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) em colaboração com a Direcção-Geral das Actividades Económicas, o BCSD Portugal e a GCI e tem sido o responsável pela fase de selecção dos candidatos portugueses aos European Business Awards for the Environment (EBAE), que serão revelados em Novembro. Os EBAE são uma iniciativa da Comissão Europeia que pretende reconhecer e promover empresas e organizações que dão um contributo relevante para o desenvolvimento sustentável.

O GPA Portugal e o EBAEpis – Prémio de Inovação para a Sustentabilidade iniciaram no ano passado um processo de fusão, tendo em conta os objectivos comuns e as sinergias existentes. Assim, a partir deste ano, os candidatos nacionais aos prémios EBAE são nomeados pelo GPA Portugal.

Foto: epSos.de / Creative Commons

Categoria : Gestão

Vencedor: LIPOR Estratégia de Sustentabilidade da LIPOR
Menção Honrosa: SONAE SIERRA  Sistema de Gestão Integrado de Segurança, Saúde e Ambiente na Sonae Sierra – Uma aposta na melhoria contínua

Categoria : Processo

Vencedor: UCASUL  REFINOLEA – Valorização integrada de resíduos e subprodutos da extração de azeite
Menção Honrosa: WEDOTECH OBiT

Categoria : Produtos e Serviços

Vencedor: Esporão Agricultura – Produção Sustentável
Menção Honrosa: EPAL  Redução de Perdas na Rede através do Sistema WONE – Gestão de Redes e Controlo de Perdas
Menção Honrosa: Docapesca Valorização do Pescado Português
Menção Honrosa: Companhia das Lezírias  EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves

Prémio

Empresas pela Biodiversidade

EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php