Investigadores britânicos criam máquina de lavar roupa que poupa até 90% de água

Investigadores britânicos criam máquina de lavar roupa que poupa até 90% de água

Um grupo de investigadores da Universidade de Leeds, em Inglaterra, criou uma máquina de lavar roupa económica. Esta máquina de lavar utiliza polímeros, que são capazes de remover sujidades, manchas e nódoas e odores, o que permite a esta máquina economizar cerca de 90% de água e 50% de energia, quando comparada com os modelos tradicionais.

Conhecida como Xeros, esta tecnologia já está presente em alguns hotéis e outros serviços de hotelaria britânicos, refere o Planeta Sustentável. Mais tarde, a equipa de investigadores pediu um estudo a uma consultora, que concluiu que se todas as máquinas do Reino Unido fossem substituídas pela Xeros, poderiam ser poupadas sete milhões de toneladas de água por semana e cerca de 4,2 milhões de toneladas de dióxido de carbono deixariam de ser emitidos por ano – o que equivale à emissão total de cerca de 1,4 milhões de carros.

Desta forma, esta máquina permite não só economizar água, o que preserva o meio ambiente, assim como é mais eficiente e rápida a lavar roupa. Também a utilização de polímeros se torna uma alternativa ambiental interessante já que este material pode ser reutilizado até 100 vezes e já existe tecnologia para reciclar polímeros. Além disso, os polímeros conferem uma camada protectora à roupa que impede que esta se manche. Apesar de esta máquina já ser comercializada a nível industrial ainda não previsão para quando possa ser comercializada a nível doméstico.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php