Investigadores portugueses criam equipamento de eficiência energética para edifícios – e depois emigram (com VÍDEO)

Investigadores portugueses criam equipamento de eficiência energética para edifícios – e depois emigram (com VÍDEO)

Dois ex-alunos da Faculdade de Ciências de Universidade de Lisboa criaram um equipamento que monitoriza o interior do edifícios, para melhorar a sua eficiência energética, mas não ficaram em Portugal para dar sequência ao projecto – aceitaram a sugestão de Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro, e emigraram para a Suíça e Alemanha.

O projecto, no entanto, não ficou parado. O professor de mestrado de ambos, Guilherme Carrilho da Graça, encarregou-se de continuar com o Alvi – diminutivo de Aluno Virtual – e garantir o seu desenvolvimento.

“Na sua versão actual, o Alvi mede a temperatura, humidade, CO2, luminosidade e ruído. A ideia é termos um equipamento que reproduz de forma quantitativa as sensações que um aluno tem nos diferentes espaços”, explica o professor.

Para além de analisar o ambiente interior, o Alvi tem também acesso a dados sobre o ambiente exterior do edifício, uma vez que está em constante ligação à internet. Com todos os dados em sua posse, o equipamento simula soluções para melhorar a qualidade do ar sem gastar muita energia.

“O Alvi pode sugerir a abertura de uma janela, promovendo a ventilação natural com a consequente melhoria da qualidade de ar e, eventualmente, economia de energia, caso esteja a ser utilizado um equipamento de climatização”, frisa Carrilho da Graça.

O diagnóstico e soluções do Alvi são colocadas de forma automática numa página da internet. Para já, o equipamento é apenas utilizado nos espaços universitários. O objectivo é comercializá-lo para escritórios, fábricas ou máquinas.

A simplicidade, robustez e portabilidade são as grandes mais-valias do Alvi – cada exemplar custa €500 a fabricar, um preço que poderá tornar a sua comercialização numa realidade a curto prazo, mesmo com os seus criadores originais a milhares de quilómetros.

A inovação made in Portugal é o tema do episódio 200 do Economia Verde. Veja-o aqui.

Foto:  max_trudo / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php