Noruega: carros eléctricos são os mais vendidos do mercado

Os noruegueses estão a comprar mais veículos eléctricos do que os típicos modelos convencionais a diesel ou gasolina. Mais de 1.200 carros eléctricos são vendidos mensalmente na Noruega.

Nos últimos três meses de 2013, os modelos eléctricos da Tesla e da Nissan – o Model S e o Leaf, respectivamente – suplantaram a venda de carros convencionais. Actualmente, existem cerca de 21 mil veículos eléctricos a circular nas ruas deste país escandinavo, o que lhe confere a maior taxa mundial de proprietários de veículos eléctricos per capita.

“Um cargueiro cheio de Nissan Leafs chega à Noruega todas as semanas e os veículos são imediatamente vendidos”, afirma o presidente da associação norueguesa de veículos eléctricos, Snorre Sletvol, citado pelo Ecologist. “É espantoso. Nunca esperámos isto. Os carros eléctricos começaram a ser um fenómeno em Olso que agora se está a espalhar por toda a Noruega. No final de Fevereiro esperamos ser o primeiro país no mundo onde um em cada 100 carros a circular nas estradas são eléctricos”, indica Sletvol.

Um dos factos que explica a crescente taxa de popularidade dos veículos eléctricos entre os noruegueses são os incentivos governamentais para quem compra este tipo de carros, que ascende a cerca de €6 mil (R$19,6 mil) por veículo. Este valor inclui electricidade gratuita para as recargas, estacionamento gratuito, descontos nos seguros, isenção de portagens, taxas de IVA reduzidas e ainda a possibilidade de circular nas faixas destinadas aos transportes públicos.

Porém, estes incentivos não vão durar para sempre. Quando a marca dos 50 mil carros eléctricos vendidos for atingida, o Governo norueguês vai começar a reduzir e a escalonar os incentivos aos compradores destes veículos.

Foto:  Alan Trotter / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php