Novo portal utiliza Google Maps para localizar a desflorestação

Novo portal utiliza Google Maps para localizar a desflorestação

O Global Forest Watch é um portal que reúne informações sobre a cobertura florestal do planeta e permite aos utilizadores visualizarem, quase em tempo real, as áreas que perderam ou ganharam floresta, através de dados recolhidos via satélite, crowdsourcing e open data.

O mapa interactivo foi organizado pelo World Resources Institute (WRI), que colaborou com o Google Maps e mais de 40 organizações para o desenvolvimento do projecto. Através do Global Forest Watch qualquer utilizador pode ter acesso à base de dados sobre a perda e ganho de cobertura florestal entre 2000 e 2013. Os dados são actualizados com uma periodicidade mensal, refere o Planeta Sustentável.

A aplicação permite ainda ao utilizador analisar dados de todos os locais do planeta e calcular a estimativa de reflorestação ou desflorestação de determinada área. O portal permite também o download dos dados para que possam ser utilizados para outras iniciativas ou fins científicos. No futuro, o WRI pretende que o sistema permita a inserção de outro tipo de informação e que possam ser criados novos mapas.

O mapa é sobretudo nefasto para a floresta portuguesa e espanhola – o literal Norte português e o Norte de Espanha têm sido severamente afectados pela perda de florestas, como pode ver aqui.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php