O engenheiro português que inventou um recuperador de calor aos 14 anos (com VÍDEO)

O engenheiro português que inventou um recuperador de calor aos 14 anos (com VÍDEO)

Aos 14 anos, José Meliço teve uma ideia que acabaria por moldar toda a sua educação e início de vida profissional. “Quando tomamos banho, a água suja ainda vai quente para os esgotos. Por que não passar o tubo de água fria, primeiro, pelo tubo de esgoto, para a água ir para a torneira já morna?”, questionou José ao Economia Verde.

Com esta ideia, José fundou, anos mais tarde, a EIDT, uma empresa que desenvolve um produto – Zypho – que aquece a água dos banhos com o calor da água que está a ser gasta.

“Quando falei na minha ideia aos meus familiares eles acharam que não faria muito sentido, que se ganhavam entre dois a três graus”, continuou José Meliço.

A verdade é que a persistência de José na sua ideia deu os seus frutos, e os “dois ou três graus” são, na verdade, doze. José cresceu e, com ele, também o projecto Zypho se tornou uma realidade. Hoje, este aparelho que se instala debaixo do duche é já exportado para dez países.

“A construção do duche mantém-se igual. A diferença é que a tubagem de água fria, em vez de ir directamente para a torneira misturadora fria, entra numa serpentina de cobre dentro do Zypho, e é a própria água suja que está a ir para o esgoto, quente, que pré-aquece a água fria”, frisa o inovador.

Ou seja, a água vai morna para a torneira – e não fria – o que poupa alguns segundos de espera e a respectiva água e energia.

Licenciado em engenharia civil pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, José fundou a EIDT em Novembro de 2009.

Tal como a IsGreen, também a Zypho está a ser apoiada por uma incubadora da EDP para empresas a começar o seu caminho. “Não é um apoio desinteressado, nem social. A EDP procura produtos que possam ter interesse para a própria EDP, enquanto potencial cliente destas empresas – ou produtos interessantes para os próprios clientes da EDP”, revelou ao Economia Verde Carla Pimenta, responsável de empreendedorismo da EDP.

A eléctrica procura, assim, projectos inovadores e desenvolvidos em Portugal, sempre de olho no valor acrescentado.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php