Da Nossa Terra: a mostra mensal de produtos biológicos de Oliveira do Hospital

Da Nossa Terra

Em 2014 assinala-se o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Para assinalar a efeméride, a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” – foi renovada e tem agora uma nova imagem e outra dinâmica, mas igual na sua essência, assente no investimento e no apoio à pequena economia agrícola e artesanal de cariz familiar.

Esta mostra de Oliveira dos Hospital existe há quatro anos e, uma vez por mês (ao segundo sábado do mês), oferece aos habitantes locais e das regiões vizinhas produtos vindos directamente da terra que são produzidos por pequenos agricultores e produtores artesanais. O objectivo é “incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar e as actividades de carácter artesanal”, refere a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital em comunicado. Esta entidade, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, promovem a organização da feira.

Para as entidades, a mostra ganha “renovada força no ano em que se pretende aumentar a visibilidade da agricultura familiar que tem um importante papel para o desenvolvimento sustentável particularmente nos meios rurais, reposicionando a temática no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais enquanto medidas de desenvolvimento local.”

A mostra acontece no segundo sábado de cada mês. Todos os meses a oferta varia conforme a disponibilidade, já que está condicionada à produção hortícola e frutícola da época.

Desde o início da feira, em 2010, que o número de produtores permanentes tem vindo a aumentar e, no total, já por ali passaram mais de uma centena de produtores e as inscrições continuam abertas para acolher mais e novos produtores.

Além de fazer a apologia aos produtos da terra e de conferir a possibilidade ao consumidor de adquirir os produtos a preços mais baixos, a feira é também um espaço para escoar os excedentes dos produtores e assim obter um acréscimo de rendimento para as suas famílias.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php