Os 10 vídeos mais vistos do Economia Verde (com LISTA e VÍDEOS)

Os 10 vídeos mais vistos do Economia Verde (com LISTA e VÍDEOS)

Esta semana o Economia Verde comemora um ano, uma data mais que perfeita para recordarmos a lista dos dez vídeos mais vistos do programa no SAPO Vídeos. Para o caro leitor, estes podem não ser os projectos mais relevantes ou interessantes, mas eles têm em comum o facto de despertarem críticas – positivas ou negativas.

Veja a lista e clique no respectivo vídeo para recordar o programa em questão.

10.Pedras de Sal de Loulé

Em Loulé, as pedras de sal são um empecilho para uma equipa de exploração mineira. Para o chef Leonel Pereira, do restaurante São Gabriel, elas não só são bem-vindas como indispensáveis para preparar os seus pratos.

9.O ressurgimento da construção em taipa

Henrique Schreck é um dos responsáveis pelo ressurgimento da construção em taipa em Portugal. Trata-se de uma construção sustentável e económica e de longo prazo. Num sector em crise, a terra é já solução para a sobrevivência de algumas empresas.

8.De linha ferroviária a ecoposta turística.

A linha ferroviária do Dão, desactivada nos anos 80, é agora uma ecopista que atravessa Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.

7.A sustentabilidade de Aljezur

O concelho de Aljezur é considerado um dos mais sustentáveis de Portugal. O Economia Verde foi perceber porquê.

6.Jardins verticais são o futuro

Os jardins verticais ainda não chegaram em força a Portugal, ao contrário do que acontece noutras partes do Planeta, mas será uma realidade de médio e longo prazo, com os seus sistemas que permitem cultivar vegetais ou ervas aromáticas em paredes citadinas.

5.As casas de madeira amigas do ambiente

A construção em madeira tem cada vez mais adeptos. É sinal que a Jular, empresa que constrói estas casas amigas do ambiente, está no bom caminho.

4.Nae, a marca de caçado vegan

Criada em 2008, a nae é uma marca de calçado portuguesa, vegan e ecológica. O Economia Verde foi conhece-la melhor há quatro meses.

3.A livraria que transformou uma igreja abandonada

É um dos projectos mais incríveis de reabilitação urbana, em Portugal. A Ler Devagar transformou a decadente Igreja de São Tiago, em Óbidos, numa livraria glamourosa. Um dos Economia Verde mais especiais.

2.As botas que usam pneus reciclados

É um dos Economia Verde mais polémicos, mas também dos mais vistos. As GreenBoots são botas feitas com borracha de pneus reciclados e que procuraram na tradição portuguesa o caminho para a exportação.

1.Antigo sanatório da Penhas Douradas é agora um hotel

É o vídeo mais visto do Economia Verde no SAPO Vídeos e, simultaneamente, um extraordinário projecto de reconstrução e reutilização de um edifício. Em Portugal ainda se fazem projectos destes, que respeitam a tradição e arquitectura do local onde estão inseridos – neste caso, da serra.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php