Peniche: dois amigos investem em hostel amigo do ambiente (com FOTOS)

Hostel Swordfish, Peniche

Lançado no Verão passado, em Peniche, por dois amigos de longa data, o SwordFish Hostel foi decorado a pensar no ambiente e upcycling – conceito assente na valorização de resíduos ou objectos sem utilidade que são aproveitados através da sua transformação.

Imaginado e desenvolvido por Emanuel Filipe e Luís Balau – que estudaram na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) – , este pequeno hostel possui quatro quartos, com capacidade para 12 pessoas, uma sala, duas casas de banho, cozinha e dois terraços e recebe hóspedes de várias partes do mundo – que procuram Peniche pelas praias e spots de surf. Os quatros são temáticos e têm designações relacionadas com o meio local de Peniche, como as Berlengas ou o Baleal.

Recorde aqui a nossa reportagem sobre outro hostel amigo do ambiente de Peniche, o Green House.

Através do conceito do upcycling, estes dois jovens empreendedores reutilizaram rolhas, paletes, caixas de fruta, tampas de plástico e frascos de vidro para decorar e mobilar o espaço. Os frascos deram lugar a candeeiros, as tampas de plástico a quadros, as tolhas a bases para tachos e as caixas de fruta e paletes foram transformadas em sofás e mesas.

“Pretendemos aprofundar ainda mais a eco-consciência, através da redução da pegada ecológica provocada pela actividade do hostel. O recurso a fontes energéticas renováveis, recurso a detergentes amigos do ambiente, promover actividades lúdicas verdes, e o reaproveitamento de águas pluviais são bases imprescindíveis para um projecto mais amigo do ambiente”, afirmam os mentores do projecto.

Além de um ambiente ecológico, o hostel oferece ainda aos seus clientes ideias de turismo verde com a reutilização e transformação de lixo e promove actividades lúdicas, como a utilização de bicicletas para as deslocações, o que permite conhecer toda a costa de Peniche.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php