Por que é que os gatos gostam de derrubar objectos?

Se tem um gato já estará habituado a que ele derrube vários objectos sem nenhum motivo aparente. Porém, este comportamento tem uma resposta: ao derrubar os objectos, os gatos estão a desenvolver os seus instintos de sobrevivência.

Os gatos, tal como os humanos, sentem frequentemente a necessidade de tocar nos objectos parar os perceber melhor. Mas porque é que em vez de simplesmente tocarem nos objectos, eles se sentem compelidos a deitá-los ao chão? Segundo Mikel Delgado, perito em felinos domésticos, este comportamento pode ser encarado como uma forma de brincadeira. Porém, as brincadeiras dos gatos podem não ser tão simples quanto aparentam.

“As brincadeiras para os animais são uma forma de praticar e desenvolver as ferramentas que precisam para sobreviver, como a caça, mas normalmente de uma maneira exagerada”, afirma Delgado, citado pelo Dodo. “Num certo sentido, os gatos conseguem assim testar como as coisas funcionam no mundo – ‘O que acontece se tocar nisto? Que quantidade de força necessito para derrubar isto? O quão rápido isto cai’?”. De acordo com Delgado, os felinos, para além dos bigodes sensíveis, possuem também pelagem sensível na parte de trás das pernas e muitas terminações nervosas nas patas, que transmitem ao cérebro informação sob as “presas”, que neste caso são os objectos.

Outra explicação possível para o facto de os gatos derrubarem objectos é a atenção. “Muitos gatos derrubam objectos de locais altos, nomeadamente durante a noite e madrugada, para acordarem os humanos”, indica Delgado. “A atenção dada pelos humanos reforça este tipo de comportamento em muitos gatos, o que os faz continuar a derrubar os objectos”.

Foto: bibliothekarin / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php