Seca: Governador da Califórnia insta cidadãos a poupar água

Os baixos níveis de pluviosidade deste Inverno e a pouca quantidade de neve nas montanhas, o que aumenta o perigo de seca, levou o Governador do estado da Califórnia, Jerry Brown, a instar os cidadãos a poupar água.

Jerry Brown declarou um estado de emergência devido à seca no início do mês e aconselha os californianos a reduzirem o consumo de água em 20%. Esta semana, o Governador indicou mesmo conselhos práticos de como os habitantes deste estado podem poupar água, entre os quais se incluem os banhos longos e a utilização do autoclismo mais vezes que as necessárias.

“Não se enganem, esta seca é uma grande chamada de atenção”, afirmou Brown antes de um encontro com os responsáveis pelas águas da Califórnia. “Felizmente deverá chover. Se isso não acontecer, vamos ter de agir de uma maneira mais árdua para ultrapassar esta situação. Por cada dia que esta seca continue vamos ter de apertar o controlo sobre a forma como a água está a ser utilizada”, assevera o Governador, citado pelo Huffington Post.

Uma monitorização da neve na Sierra Nevada, no norte da Califórnia, revelou que o equivalente a água na neve encontrada era 12% inferior aos níveis normais para esta altura do Inverno. A água que existe na Sierra Nevada fornece cerca de um terço do abastecimento de à Califórnia. As imagens de satélite mostram os cumes das montanhas castanhos em vez de brancos, o que é preocupante.

O sul da Califórnia tem estado a armazenar água para lidar com potenciais cortes no abastecimento, mas a situação em alguns locais é crítica. De acordo com as autoridades, 17 comunidades rurais correm o perigo de ficar sem abastecimento de água dentro de quatro meses. Os poços estão a ficar sem água e os reservatórios de algumas comunidades estão quase vazios.

Foto:  woodleywonderworks / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php