Será correcto construir uma creche debaixo de uma auto-estrada?

Uma creche debaixo da auto-estrada

Na sombra de um imponente viaduto de auto-estrada em Yokohama, no Japão, existe uma creche, onde os risos e as vozes excitadas de 52 crianças com menos de cinco anos se misturam com o barulho dos carros.

Será correcto construir uma cresce debaixo de um sitio onde o perigo é eminente? Talvez não, mas embora a localização do edifício de dois andares seja menos que a ideal, nem os pais nem as crianças parecem descontentes com o serviço prestado pela creche.

“Senti-me um pouco apreensiva inicialmente acerca da localização, mas assim que a minha filha começou a frequentar a creche a dúvida desapareceu. Nos dias de chuva é muito conveniente ir busca-la, porque o viaduto serve de telhado”, afiram Rie Fukazawa, cuja filha de quatro anos frequenta o local, refere o Japan Times.

Durante o dia, as crianças brincam, almoçam e dormem a sesta, mas também aprendem a ler e escrever, aprendem matemática básica, praticam exercício físico e aprendem a falar inglês e a tocar piano.

Apesar da estranha localização da creche, a instituição tem as vagas preenchidas, tal como todas as creches de Yokohama, já que a cidade tem das maiores listas de espera de admissões do Japão.

Para diminuir a extensa lista de espera, as autoridades locais autorizaram a abertura de 69 creches em Abril do último ano. Os espaços são na maior parte geridos por empresas privadas, organizações em fundos lucrativos ou empresas de serviços sociais, que são incentivadas pelas autoridades locais através da concessão de subsídios municipais.

 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php