Suecos criam máquina que permite transformar suor em água potável

Será possível transformar suor em água?

Provavelmente nunca pensou poder ir ao ginásio e, depois do seu treino, hidratar-se com o seu próprio suor. Agora, porém, essa possibilidade existe. Inspirada pelos astronautas, que têm de reutilizar tudo o que utilizam durante as suas viagens espaciais, uma empresa sueca construiu uma máquina que transforma o suor humano em água potável.

A máquina do suor, como foi chamada, espreme o suor das roupas utilizadas durante o exercício físico e transforma-as em água própria para beber. O projecto foi desenvolvido por Andreas Hammar, engenheiro que concebeu a máquina, em parceria com a agência de publicidade Deportivo e com o apoio da UNICEF. Segundo o Inhabitat, a ideia é alertar para a escassez de água potável em algumas regiões do globo.

O principal componente tecnológico da máquina é o filtro, refere o Discovery News, que foi desenvolvido pelo Royal Institute of Tecnology de Estocolmo. O resto da máquina é composto por peças comuns, nomeadamente um secador de roupa.

Para extrair o suor da roupa, o vestuário é depositado no secador de roupa para espremer o suor. Depois, o suor – que é composto 99% por água – é aquecido, exposto a luz ultravioleta e passa pelo filtro de alta tecnologia para remover os sais e bactérias. Finalmente, a água passa for um filtro de café para remover as fibras de vestuário. O resultado é água destilada.

A máquina está actualmente em exposição no Gotha Cup, um torneio de futebol juvenil, onde as pessoas podem experimentar a máquina e provar a água.

Foto:  Speshul Ted / Creative Commons

 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php