Uma fortaleza anti-inundações em Somerset, Reino Unido (com FOTOS)

Fortaleza anti-inundações

No meio das inundações de Somerset, a região britânica mais atingida pelas chuvas devastadoras e subida do nível das águas, há uma casa que sobressai: a moradia de Sam Notaro, um construtor que resolveu investir no seu próprio sistema anti-inundações.

Sam e a sua esposa, Alana O’Dell, compraram a moradia há quatro anos, por €1,2 milhões (R$ 3,9 milhões), e rapidamente construíram um sistema que está a garantir a segurança contra as cheias. Sam construiu um fosso de um metro e meio à volta da sua casa, impermeabilização com tijolos e um sistema de bomba para retirar a água.

Nos últimos dias, com as cheias a destruírem várias zonas da redondeza, Sam pediu à sua esposa que saísse de casa com os dois filhos do casal, mas continuou lá, a defender a casa.

A situação, porém, não é nada animadora para o construtor, com as mais recentes previsões de caos meteorológico para o fim-de-semana. A água encontra-se já a 60 centímetros do topo da barreira, e todas as possíveis brechas no sistema são rapidamente devolvidas ao lago que entretanto se criou.

“A casa está toda inundada à sua volta, mas o interior permanece seco. Se não tivesse construído esta barreira, a casa estaria completamente inundada a esta hora”, explicou Sam à imprensa britânica.

“Obviamente que o muro pode colapsar com a pressão da água, mas estou determinado a ficar aqui. Há três dias que ando a bombear água para fora”, continuou.

Segundo Notaro, a água já lhe dá pela cintura no exterior da casa.O britânico tem-se alimentado com a ajuda de um amigo, que lhe traz alguma comida no único meio de transporte possível., o barco.

“Uma equipa de salvamento passou por aqui às duas da manhã a dizer-me para sair. Disse-lhes que não ia a lado nenhum e eles desejaram-me boa sorte”, concluiu Sam. Os próximos dias serão fundamentais para perceber se este britânico consegue salvar a sua casa.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php