Investigadora holandesa luta por sementes livres em Portugal (com VÍDEO)

Nos últimos 100 anos, cerca de 75% das variedades genéticas agrícolas desapareceram. Uma investigadora holandesa a viver em Portugal há 20 anos, Lanka Horstink, tentar travar esta tendência através da Campanha pelas Sementes Livres, que promove o direito à livre produção, troca e venda de sementes.

Lanka está a percorrer Portugal de Norte a Sul, com a banca às costas, em nome da nossa herança cultural.

“Vamos ter, cada vez mais, plantas frágeis e que não se sabem adaptar às alterações climáticas. Ou que não se sabem adaptar a épocas menos chuvosas”, explicou Lanka ao Economia Verde.

A Campanha pelas Sementes Livres criou uma rede de pessoas que a apoia, desde produtores, horticultores mas também guardiões de sementes. “Há pessoas que se disponibilizam para dar oficinas práticas sobre como se recolhe e preserva a semente”, explicou.

O trabalho de Lanka, que já foi premiado internacionalmente, pretende também inverter o rumo da agricultura, através da promoção do direito à livre produção, troca e venda de sementes.

Um dos projectos aderentes é o Projecto 270, que tem uma quinta na Costa da Caparica e tem o papel de banco de preservação, serve de fonte de alimentação dos seus residentes e de ponto de venda à população local. É o inverso, por isso, do modelo tradicional, em que os produtos são produzidos em massa com sementes patenteadas – e que alguns queriam ver implementado na Europa, com a polémica lei das sementes.

“A lei das sementes podia estrangular a biodiversidade. Fazia sentido, para as grandes empresas, todo o processo de registo e controlo para sementes que vêm de laboratório. Mas queriam passar este sistema para toda a agricultura”, queixa-se Lanka.

A lei das sementes foi chumbada em Março pelo Parlamento Europeu. Uma boa notícia que chegou numa altura em que a crise tem levado as pessoas a regressar aos campos e a cultivar para consumir em casa.

Foto:  dmswart / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta