O restaurante do Dão em que a terra entra na cozinha (com VÍDEO)

O restaurante do Dão em que a terra entra na cozinha (com VÍDEO)

Inaugurado a 12 de Abril, o restaurante Mesa de Lemos tem o selo da Quinta de Lemos, marca de vinhos “escondida” na Dão. O restaurante vai buscar os alimentos a um dos 50 hectares da Quinta de Lemos, fazendo da produção local um chamariz para os consumidores.

“[O projecto] é muito fácil de entender. Eu não preciso de comer esta alface para saber que está aqui um produto extraordinário”, explicou ao Economia Verde Diogo Rocha, chef do Mesa de Lemos

Na Mesa de Lemos, a ementa é pensada a partir da produção biológica exclusiva da Quinta de Lemos. Ou seja, é uma ementa da época. “As nossas cebolas vêm todas com terra. É agricultura biológica. Às vezes pode fazer alguma confusão estarmos a cozinhar com terra. Mas é normal, [aqui] a terra entra na cozinha”, continuou o cozinheiro.

A receita do chef cresce, literalmente, nas margens do rio Pavia. “O maior desafio é adaptarmos a nossa cozinha em função daquilo que a natureza nos dá”, frisou o chef, que pensou o seu restaurante para a gastronomia sustentável com sabores nacionais e da época.

Segundo Hugo Chaves, da Quinta de Lemos, o chef “obriga” os responsáveis da quinta a produzir o que ele precisa na cozinha. “Ele é sempre exigente”, diz. “O objectivo do [Mesa de Lemos] é apresentar a nossa terra, os nossos sabores e origem”, concluiu.

Veja o episódio 242 do Economia Verde, que certamente lhe deixará água na boca.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php