Britânico transforma casa histórica em habitação típica do século XVI (com FOTOS)

Regresso ao passado na construção

Alastair Hendy passou os últimos cinco anos a restaurar a sua casa histórica, da época da dinastia britânica Tudor, numa verdadeira habitação do século XVI. Primeiro livrou-se da cozinha moderna e funcional, depois das casas de banho, das carpetes do chão, papel de parede e de tudo o que não fosse da época, até ficar apenas com as madeiras originais.

Posteriormente, ocupou-se com ferramentas de madeira da época, muita madeira de carvalho, toneladas de crina de cavalo e argamassa de cal. Milhares de horas depois e milhares de libras gastas, a habitação histórica – completamente funcional – tornou-se numa casa do século XVI.

Todos os detalhes foram tidos em conta, nomeadamente a casa de banho, onde a banheira é uma grande bacia de madeira, semelhante a um grande barril. Este advogado britânico ficou com motivação de comprar a habitação depois de ver que estava para venda e depois de reparar que muitos dos edifícios históricos de Hastings, no condado de Sussex, estavam a ser convertidos e a perder os traços característicos da arquitectura original.

“Muitas casas desta rua foram ‘vandalizadas’ ao longo dos anos, principalmente pelos georgianos. E agora, todos estes equipamentos modernos”, indicou Hendy durante uma visita guiada à habitação.

A habitação foi comprada por cerca de €327,8 mil e Hendy gastou quase o mesmo valor para converter a habitação nume espaço do século XVI. As divisões principais da casa foram construídas por volta do tempo da Armada Espanhola, em 1588, e a cozinha no século XVI, ainda antes de Colombo chegar à América.

Contudo, surpreendentemente, a habitação possui aquecimento central e canalização, embora não sejam sistemas modernos. A canalização data do século XVIII e o aquecimento central do século seguinte. Quanto ao sistema eléctrico é do início do século XX. “Estranhamente, as pessoas não reparam nestes sistemas. Perguntam como é que faço com a luz”, indica Hendy.

Frequentemente, Alastair Hendy abre a casa para visitas guiadas.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php