Canadá: 50.000 focas foram mortas na semana passada

A caça às focas no Canadá decorre a todo o vapor e os caçadores estão a matar um grande número destes mamíferos marinhos, maioritariamente para continuar a alimentar o comércio de peles. Na última semana, foram abatidas 50.000 focas, sendo que a maioria tem pouco mais de duas semanas de idade.

A caça à foca é permitida pelo Governo canadiano, que advoga que o abate controlado é um incentivo para as populações locais e para a economia do país. Este ano, as autoridades autorizaram a morte de 400.000 focas, o que faz desta a maior caça do mundo a um animal marinho. Adicionalmente, a maioria das focas caçadas ainda são bebés ou juvenis, que mal se conseguem movimentar no gelo.

“São pequenas bolas de pêlo que sobrevivem graças à gordura armazenada”, afirma Sheryl Fink, da International Fund for Animal Welfare do Canadá. “Estão a matar animais que acabaram de ser desmamados”, cita o Dodo.

De acordo com a lei, é ilegal abater focas bebés que ainda tenham o pêlo branco – conhecidas por “whitecoats”. Contudo, por volta das duas semanas de vida, os animais começam a perder a pelagem branca, que vai sendo progressivamente substituída pela cinzenta. Segundo Fink, que monitoriza o abate de focas há 11 anos, 90% a 98% dos animais mortos têm menos de três meses.

Apesar de a caça se repetir todos os anos, a procura pela carne e pelo pêlo das focas está a diminuir. A União Europeia, a Rússia e os Estados Unidos baniram produtos relacionados com as focas. Porém, os caçadores estão agora a virar-se para China, onde o mercado dos produtos de luxo continua em expansão.

Recentemente, os conservacionistas alertaram para uma diminuição na quantidade de gelo nas áreas onde as focas se costumam reunir para dar à luz, o que pode levar a mortes prematuras de muitas crias de focas. A caça, indicam, vai apenas piorar o problema.

Foto:  Ed Bierman/ Creative Commons

Deixar uma resposta

1 comment

  1. zric

    Com toda esta barbárie, como ainda acontece, infelizmente, nalguns pontos do globo terrestre, uma parte da humanidade ainda fica surpresa quando acontecem catástrofes, como por exemplo os “tsunamis”, quedas de aviões onde morrem dezenas de pessoas, como por exemplo este último da Air Lines Malasya, derrocadas de terras onde morrem centenas e centenas de pessoas, tal como outros “desastres” que aconteceram ao longo da história da humanidade? Não é por acaso que tudo isso acontece! é por causa da maldade humana! é por causa da insaciável ganância de dinheiro e poder. É por tudo isto e por falta de Amor entre todos nós, por falta de escrúpulos e respeito entre uma parte da humanidade e o meio que nos cerca.

Patrocinadores

css.php