Conheça o animal mais mortífero do mundo: o mosquito (com INFOGRAFIA)

Conheça o animal mais mortífero do mundo: o mosquito (com INFOGRAFIA)

Para grande parte da população ocidentalizada, os mosquitos são mais uma peste do que predadores. Mas para a maioria do mundo – os países em desenvolvimento – os mosquitos são uma praga letal.

Quando pensamos nos animais mais mortíferos, ocorre-nos o tubarão ou o leão. No entanto, estes animais são responsáveis por apenas 10 e 100 mortes de humanos por ano, respectivamente. Contrariamente, o mosquito é responsável pela morte de cerca de 725 mil pessoas todos os anos. E o segundo animal mais mortífero é o próprio Homem, que causa 475 mil mortes anuais.

No que concerne aos mosquitos, existem mais de 2.500 espécies deste animal e podem ser encontrados em todos os cantos do mundo com excepção da Antárctida. Durante a época de acasalamento, os mosquitos são mais do que qualquer outro animal no mundo, com excepção das formigas e térmitas.

Apesar de nome mosquito poder soar um pouco inócuo, estes animais são os portadores de doenças mortíferas capazes de devastar populações inteiras. A pior é a malária, que mata mais de 600 mil pessoas por ano e incapacita temporariamente mais de 200 milhões de pessoas.

Os mosquitos são uma ameaça para metade da população mundial e causam milhares de milhões de prejuízos, pois também são os portadores das doenças que afectam e devastam os campos de cultivo. Entre outras doenças transportadas pelos mosquitos encontram-se a febre-amarela, a dengue e a encefalite, refere o Mashable.

Foto: RamónP / Creative Commons

info

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

1 comment

Patrocinadores

css.php