Duzentos voluntários vão limpar praias de Melides a Tróia durante 15 dias

A maior limpeza de praia do mundo?

Arranca no próximo sábado, em Portugal, aquela que será a maior limpeza de praia do mundo, uma acção que decorre durante 15 dias numa extensão de 45 quilómetros da frente atlântica, entre as praias de Melides e Tróia, e que é coordenada pela Brigada do Mar.

A limpeza percorrerá zonas essencialmente desertas ou não concessionadas, mas que têm uma biodiversidade única e que urge proteger. “É uma acção que envolve mais de 200 voluntários, uma complexa organização logística e que será um dos eventos a representar Portugal na iniciativa Let’s Clean Up Europe 2014”, explicou ao Green Savers Rute Novais, da Brigada do Mar.

Este ano, a associação conta com o apoio da Câmara Municipal de Grândola e irá concentrar o lixo recolhido em dois pontos – Carvalhal e Melides – para sensibilizar mais entidades e a população em geral sobre o desastre ecológico que ocorre no mar – e, especificamente, na costa portuguesa.

A Brigada do Mar é um projecto que começou em 2009, com a iniciativa de um grupo de voluntários que, em 10 dias, conseguiu recolher mais de 40 toneladas de lixo entre Melides e Tróia, numa extensão de cerca de 30 quilómetros.

Já em 2014, a Brigado do Mar realizou várias acções de sensibilização e de limpeza nas praias do concelho de Odemira, ao longo de quatro dias. As acções envolveram 155 voluntários, que recolheram mais de três toneladas de resíduos.

No global, a quantidade de lixo já retirado das praias pela Brigada do Mar, desde 2009, ultrapassa as 120 toneladas, entre embalagens de plástico, vidro e cartão, cotonetes, lâmpadas fluorescentes, artefactos de pesca, resíduos perigosos, comprimidos, veneno e outros medicamentos, seringas, electrodomésticos, líquidos corrosivos, bidões de óleo, garrafas de gás ou cadáveres de animais.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php