Estradas solares estão mais próximas de se tornar realidade (com FOTOS)

As estradas solares de Julie e Scott

Muitas vezes pensa-se que uma ou duas pessoas não conseguem fazer a diferença. Porém, este casal está determinado em provar o contrário. Julie e Scott Brusaw criaram uma empresa, a Sandpoint, que pretende revolucionar as auto-estradas e a energia solar.

Julie é advogada e Scott é engenheiro eléctrico. Há quatro anos, Julie questionou-se porque é que não se podia converter todas as estradas e parques de estacionamento em painéis solares que captassem a luz solar e a convertessem em energia. Foi assim que nasceu o projecto Solar Roadways (Estradas Solares), um sistema modular de painéis solares que podem ser aplicados directamente nas estradas, parques de estacionamento, ciclovias e, literalmente, qualquer superfície sob o sol.

Adicionalmente, o pavimento – capaz de suportar o peso de automóveis, pessoas, bicicletas e camiões – contém elementos de aquecimento capazes de derreter o gelo no inverno e escoar a água. Estão também equipados com lâmpadas LED que permitem informar os condutores com mensagens dispostas no pavimento.

Desde que deram a conhecer o projecto, os Brusaw receberam já fundos da Federal Higway Administration, bem como de mecenas privados para desenvolverem o projecto. Estes fundos permitiram a construção de um protótipo em forma de parque de estacionamento, que está a ser utilizado para testes.

De acordo com o casal de norte-americanos, o Solar Roadways tem potencial para alimentar os edifícios das imediações, actividades comerciais e veículos eléctricos e, segundo os cálculos efectuados, se o sistema de painéis solares fosse instalado a nível nacional poderia gerar mais do triplo da quantidade de energia utilizada actualmente nos Estados Unidos, refere a Atlantic Cities.

Contudo, Julie e Scott necessitam de mais fundos para testes posteriores e, eventualmente, para a produção dos painéis solares. Recentemente, lançaram uma campanha de crowdfunding na plataforma Indiegogo com o intuito de angariarem €727 mil. A campanha de crowfunding é uma forma de evitar potenciais investidores que os poderiam forçar a mover a linha de produção para fora do país, uma vez que a ideia é criar postos de trabalho para os norte-americanos.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php