Grândola: lixo recolhido pela Brigada do Mar vai ser valorizado

A maior limpeza de praia do mundo?

O lixo recolhido pelos 200 voluntários da Brigada do Mar, no concelho de Grândola, Alentejo, será valorizado. Esta é a primeira vez que a associação valorizará estes resíduos, apesar da recolha se realizar anualmente desde 2009.

Segundo a associação, a população escolar, juvenil e sénior das freguesias do Carvalhal e de Melides está já a proceder à separação destes resíduos recolhidos nas praias.

No primeiro ano, a Brigada do Mar – projecto de limpeza de praias realizado anualmente durante 15 dias entre Tróia e Melides – recolheu cerca de 30 toneladas de resíduos. Em 2010 cerca de cinquenta voluntários recolheram 15 toneladas de lixo. Nos anos seguintes surgiram ainda mais voluntários, a que se juntaram empresas, envolvendo no total cerca de 500 pessoas.

“A quantidade de lixo retirado nas últimas cinco edições ultrapassa as 80 toneladas, sendo notório ainda  resultado na recuperação das dunas e vegetação pioneira”, explicou ao Green Savers Cindy Santos, da divisão de comunicação da Câmara Municipal de Grândola.

Nos últimos anos, o projecto recolheu várias toneladas de resíduos perigosos, de comprimidos a líquidos corrosivos, bidões de óleo, seringas ou cadáveres de animais.

“Ano após ano, aumenta o apoio logístico, a visibilidade, e a vontade de prosseguir com este projecto. A diminuição da quantidade de detritos recolhidos é um sinal de que afinal vale a pena acreditar que a diferença de atitude é possível”, concluiu a responsável.

A Brigada do Mar representa Portugal na presente edição da Let’s Clean Europe e já tinha sido distinguido, anteriormente, com uma menção honrosa nos Green Project Awards.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php