Japão vai construir parede de gelo para impedir fugas da central nuclear de Fukushima

Japão vai construir parede de gelo para impedir fugas da central nuclear de Fukushima

Em Março, o Governo japonês anunciou um plano de €344,6 milhões para a construção de uma parede gigante de gelo, na esperança de conter a radiação proveniente da central nuclear de Fukushima. Agora, o projecto bizarro recebeu luz verde e a construção deverá começar brevemente.

Embora o projecto possa parecer uma piada e as analogias com a série Game of Thornes mais que evidentes, o projecto japonês tem as suas diferenças da saga. A parede proposta vai ser construída no subsolo, onde os engenheiros vão congelar o solo debaixo da central nuclear de Fukushima, numa tentativa de impedir as fugas de radiação que estão a contaminar o solo e a água.

A Autoridade para a Regulação Nuclear indica que a construção deverá arrancar em Julho e começará com o bloqueio das águas subterrâneas a partir de encostas próximas, refere o Inhabitat. Estas águas têm escorrido para o subsolo da central e tem-se misturado com as águas contaminadas com radiação, que foram utilizadas para arrefecer os reactores depois do terramoto e tsunami de Março de 2011.

Posteriormente, a água circulará num refrigerador especial de maneira a criar uma grande parede de 1,5 quilómetros que irá conter a entrada de águas subterrâneas. Apesar de o projecto ter sido aprovado, a Tokyo Electric Power Co (TEPCO) vai ter de rever outras partes do projecto no caso de haver perigo para as estruturas existentes, como os sistemas de escoamento subterrâneos.

Apesar de os cientistas afirmarem que o projecto pode funcionar, nada foi construído a esta escala anteriormente, especialmente no período temporal proposto. Caso a parede de gelo funcione e contenha as fugas de radiação, a TEPCO pode continuar a desmantelar a central de Fukishima, operação que pode demorar várias décadas. A área circundante à central continua interdita devido aos elevados níveis de radiação.

Comentários (Facebook):

Patrocinadores

css.php