Jornal britânico destaca juventude e beleza de Braga (com FOTOS)

Braga, capital do Minho

Uma cidade jovem, eclética, a poucos quilómetros do Parque Nacional Peneda-Gerês e onde dá gosto andar a pé. É desta forma que o conceituado jornal britânico The Guardian se refere à cidade de Braga, “uma das mais velhas de Portugal”, mas quase sempre trocada, no radar nortenho dos turistas, pelo Porto.

“Fui a Braga porque quis descobrir porque razão esta cidade antiga – uma fortaleza do império romano – foi seleccionada como a Capital Europeia de Juventude em 2012”, explica a jornalista Jeanine Barone na edição de sábado do The Guardian.

Devido à sua grande população estudantil e a integração na cidade de vários jovens portugueses, Braga tem uma “vibração eclética, algumas ofertas culturais animadas e o bónus das aventuras outdoor à porta, devido à sua proximidade do Parque Nacional da Peneda-Gerês”.

O jornal destaca os hostels da cidade – o hostel frequentado por Jeanine ofereceu-lhe uma bicicleta para a jornalista pedalar, mas a oferta foi trocada por uma visita a pé à cidade. “A cidade é propícia a andar a pé, com as suas ruas pavimentadas e praças atmosféricas. Os estudantes universidades pode ser vistos nas esplanadas e bares, e alguns dos edifícios mais antigos tornaram-se repositórios para a arte ou arquitectura moderna”, explica Jeanine.

A jornalista destaca ainda as actividades culturais da cidade, entre as quais a visita à Livraria Centésima, uma livraria que ocupa um edifício com uma fachada do século XVIII. “A vida pacata de Braga acelera quando cai a noite, sobretudo na baixa. O sentido íntimo da cidade e o seu tamanho compacto tornam mais fácil visitar os vários bares, e oferece uma prespectiva mais convidativa do que tentar entrar nas vastas ofertas do Porto, mais espalhadas”, explica o The Guardian.

Finalmente, o jornal britânico elogia o convívio intergeracional que pode ser visto nas ruas da cidade, dos adolescentes aos cinquentões. Leia o artigo na íntegra, em inglês, e veja algumas fotos da antiga Bracara Augusta.

Fotos:  AbhijeetRane /  Jsome1 /  Arian Zwegers /  TurismoenPortugal /  amaianos /  Mr Conguito /  GOC53 /Creative Commons.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php