Nova urbanização em frente à praia da Carcavelos vai hoje a votos

O Plano de Pormenor de Reestruturação Urbanística de Carcavelos Sul, na Quinta dos Ingleses, em Carcavelos, será hoje à noite votado no Centro Cultural de Cascais, local onde se realizará a assembleia municipal.

Se for aprovado, o plano prevê um investimento de €393 milhões ao longo de 20 anos e a criação de 4500 postos de trabalho. As obras decorrentes do plano, a integrar no domínio público, estão calculadas em €29 milhões.

O plano prevê a reestruturação urbanística do território, visando a implementação de um parque urbano de dimensão relevante, um centro de saúde, uma escola EB1 (pré-escolar e 1º Ciclo), dois campos de jogos – com e sem bancadas – um centro paroquial com centro de dia, um centro de treino gímnico, equipamento cultura, ninho de empresas e, sobretudo, 930 fogos, um hotel e comércio. Será também construído novo estacionamento de apoio à praia.

Recorde-se que este plano já foi criticado por várias associações, tendo sido criadas, inclusive, petições para evitar que o projecto vá para a frente – a petição Salvar Carcavelos tem já 3.200 assinaturas.

Os signatários da petição afirmam que esta “jogada urbanística que está a ser levada a efeito destruirá toda a zona de litoral das freguesias de Parede e Carcavelos”, não só “em termos de qualidade de vida mas também ambiental e socialmente”. Também movimentos como o Fórum por Carcavelos ou o Cidadania Cascais apelaram aos cidadãos que não concordam com a aprovação do documento para se deslocarem, esta noite, ao Centro Cultura de Cascais, em sinal de protesto.

Segundo o Dinheiro Vivo, os dois movimentos deverão avançar para vias judiciais, caso o plano seja aprovado, alegando que a construção irá ter um impacto negativo no ambiente, bem como impedir a prática de surf naquela zona.

Também a Assembleia da União de Freguesias de Carcavelos-Parede está contra a aprovação do Plano. E à Assembleia da República chegou já um pedido de qualificação da área como património histórico, através do Bloco de Esquerda.

Recorde o que está em causa esta noite, em Cascais.

dunas

Foto:  João Dias – Photographer / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php