Os sapatos que só utilizam lixo reciclado (com FOTOS)

Lixo reciclado fashion

O consumismo promete constantemente produtos cada vez melhores e na maioria das vezes, quando paga, pensa que aquele é um investimento para a vida e que nunca se irá desfazer dele. Contudo, muitos dos produtos comprados acabam por ir parar ao lixo pouco tempo depois.

Esta é a mensagem essencial em que se baseia o projecto Everything Is Rubbish (Tudo é Lixo), um projecto artístico de reciclagem de um trio britânico. Charles Duffy, William Gubbins e Billy Turvey querem ter uma palavra a dizer sobre os milhões de pedaços de plástico que vão parar aos oceanos todos os dias. Neste sentido, recolheram detritos de plástico de várias praias britânicas, desinfectaram o material, derreteram-nos e transformaram-no em folhas de plástico que posteriormente converteram em sapatos.

E porquê criar sapatos? De acordo com o Grist, as primeiras peças de vestuário que apresentam sinais de danos são os sapatos. Aos olhos dos consumidores, uma publicidade ou uma alteração na última tendência é o suficiente para a compra de um novo par de sapatos.

O calçado da actualidade é utilizado durante apenas uma fracção do seu tempo de vida útil. Durante o resto do período útil de utilização, os sapatos tornam-se lixo, que acaba por ir parar a um aterro ou dão à costa. Contudo, o maior problema reside no plástico que compõe o calçado contemporâneo que demora séculos a decompor-se.

Desta forma, este trio de artistas quiseram alertar para este problema e, embora os sapatos produzidos não sejam para venda, fica uma sugestão de produção para as grandes marcas.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php