Parceria luso-britânica cria embalagem de detergente a partir de plástico recolhido no mar

Parceria luso-britânica cria embalagem de detergente a partir de plástico recolhido no mar

A primeira embalagem de detergente feita a partir de plástico recolhido dos mares e praias vai ser introduzida nos supermercados do Reino Unido no final do mês. A empresa responsável pela produção da embalagem é a Ecover, que produz e comercializa produtos de limpeza ecológicos.

O objectivo da Ocean Bottle é alertar para os perigos a longo prazo da presença deste material nos ecossistemas marinhos, provocando a morte dos peixes e das aves, ameaçando o equilíbrio dos ecossistemas globais.

Para produzir esta nova embalagem feita a partir de plástico reciclado, a Ecover uniu esforços com a portuguesa Logoplaste, produtora de embalagens de plástico, para combinar os detritos retirados do mar com plástico produzido a partir da cana-de-açúcar. Inicialmente, apenas 10% do plástico da nova embalagem vai ser do material retirado do mar, mas de futuro a Ecover espera poder aumentar a proporção.

Quando presente num ambiente marinho, o plástico demora centenas de anos a decompor-se, através da combinação da água salgada com o sol. A quantidade variável de plástico recolhido do mar pela Ecover significa que esse material tinha de ser misturado com outro plástico reciclado para produzir um material robusto que suportasse um produto de limpeza doméstico, refere o Guardian.

“A problemática do plástico no oceano tem uma escala enorme – todos os anos pelo menos um milhão de aves marinhas e 100.000 tubarões, tartarugas, golfinhos e baleias morrem devido à ingestão de plástico. Não existe escolha – simplesmente temos de querer limpar o plástico para o bem de todos”, afirma Philip Malmberg, director executivo da Ecover.

A marca deverá ainda lançar este ano um detergente para a roupa produzido a partir de óleo de alga, uma alternativa mais sustentável ao óleo de palma, que é utilizado actualmente na maioria dos detergentes.

Foto:  EdinburghGreens / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php