Projecto inovador utiliza eficiência energética para ajudar os desempregados

Projecto inovador utiliza eficiência energética para ajudar os desempregados

Grande parte das emissões de dióxido de carbono provém do sector habitacional. Como tal, existe a necessidade de encontrar formas de ajudar as pessoas a reduzirem o consumo de energia nas suas casas. Parte do consumo está relacionado com as condições de preservação da casa e do tipo de habitação, mas a maior parte da energia consumida é relativa à maneira como as pessoas a utilizam.

Contudo, já existe um projecto para ajudar as pessoas a reduzirem o consumo energético. O Achieve nasceu há cinco anos, em Frankfurt, e pretende abordar o problema dos preços de combustíveis elevados e o aumento do desemprego de forma combinada. Na Alemanha, o Governo cobre as despesas de electricidade dos desempregados e foi desta ajuda governamental que surgiu o projecto.

O Achieve ensina e ajuda os desempregados para que estejam aptos a dar conselhos de eficiência energética aos consumidores mais vulneráveis – muitas vezes outros desempregados -, o que resulta em poupança de energia, alteração de hábitos e na reintegração de desempregados no mercado de trabalho.

Este projecto de poupança e integração social já extrapolou fronteiras e está a ser implementado agora no Reino Unido, em parceria com várias associações, refere o Guardian.

O programa de aconselhamentos do Achieve envolve duas visitas gratuitas às habitações dos clientes. Durante a primeira, os conselheiros treinados avaliam a habitação, incluindo contas e locais onde a energia está a ser desperdiçada, nomeadamente em aparelhos, lâmpadas de alto consumo, portas e janelas. Posteriormente, são considerados os mecanismos de poupança que podem ser instalados na habitação. Na segunda visita, o técnico instala os dispositivos de poupança e apresenta um relatório onde são indicadas as avaliações e o tempo de retorno do dinheiro que foi investido para melhorar a eficiência energética da habitação.

Contudo, o intuito do programa não é basear-se na completa habilidade dos consumidores conseguirem fazer mudanças a longo prazo no seu comportamento de maneira a potenciar a poupança. O objectivo é indicar às pessoas pequenas poupanças que podem ser conseguidas através da instalação de pequenos dispositivos que melhoram a eficiência energética. Desta forma, as pessoas são educadas sobre o custo de determinadas aplicações e motiva-as a alterarem ainda mais os hábitos energéticos.

Uma das principais alterações, e uma das mais bem-sucedidas, é a substituição das lâmpadas convencionais e de halogénio por lâmpadas LED. Outra é indicar aos clientes quais os aparelhos que costumam estar em stand-by que podem ser desligados, permitindo uma poupança adicional.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

1 comment

  1. Cláudio Querido

    Bom dia.
    Achei o artigo “Projecto inovador utiliza eficiência energética para ajudar os desempregados” muito interessante. Visto de momento estar desempregado, ter uma licenciatura em Engenharia Eletrotécnica, e ter particular gosto pela eficiencia energética, o que é necessário fazer para me inscrever no programa?

    Cumprimentos,

    Cláudio Querido.

Patrocinadores

css.php